quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O problema do gado


Para se divertir, Arquimedes propôs um problema para os matemáticos de Alexandria. É conhecido como “o problema do gado”, e nós o apresentamos aqui, muito embora você deva conhecer álgebra suficiente para resolvê-lo. (Para os gregos, foi muito mais difícil, pois eles não conheciam a álgebra).

Hélios, o deus Sol; tinha um rebanho de touros e de vacas.

Alguns eram brancos, outros cinzentos, outros marrons e outros malhados.

O número de touros malhados era menor do que o de touros brancos em 5/6 do número de touros cinzentos. Era menor do que o número de touros cinzentos em 9/20 do número dos touros marrons. E menor do que o número de touros marrons em 13/42 do número dos touros brancos.

O número de vacas cinzentas era 9/20 do número de animais marrons.

O número de vacas marrons era 11/30 do número de animais malhados.

O número de vacas malhadas era 13/42 do número de animais brancos.

Arquimedes desafiou seus amigos a acharem quantos exemplares de cada cor havia no rebanho de Hélios. E você? Saberia responder?  

Referências:

J. Bendick. Arquimedes: uma porta para ciência; coleção: imortais da ciência. Editora Odysseus. 2a edição. São Paulo. 2006



2 comentários:

  1. Paulo Roberto, gosto demais de Física. Estou colocando seu link no meu leitor bridge para companhar as novidades.Deixo um grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Como encontro a solução desse problema? Tenho interesse em saber principalmente como resolvo usando as equações de Pell. Um abraço.

    ResponderExcluir