quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Disparada para Vênus


       A primeira tentativa de enviar um homem a Vênus aconteceu em Baltimore, Maryland, em 1928. Robert Condit (fig 2) e dois assistentes construíram um foguete com peças de ferro e pano de vela. Era movido a gasolina vaporizada e borrifada em tubos de aço e inflamada por velas de ignição.

Condit iria realiza a viagem sozinho; levando comida, água, duas lanternas e um estojo de primeiros socorros. A navegação não era problema, porque ele pretendia orientar a nave cuidadosamente antes da decolagem. Ao chegar a Vênus, usaria um pára-quedas de seda de 08 metros para frear a decida. Como, exatamente, ele voltaria para a Terra não estava muito claro, mas, se não houvesse comida ou água no planeta, ele não pretendia ficar muito tempo.

No dia do primeiro teste, Condit subiu na nave e ligou o motor para subir cerca de meio quilômetro. Grandes bolas de fogo e fumaça foram expelidas pelos tubos de aço, mas a nave permaneceu no mesmo lugar. Condit aumentou a vazão de gasolina e o fogo ficou tão impressionante que parou o trânsito na rua. A nave, porém, não saiu do chão. Condit manteve o motor ligado até o combustível acabar.

É claro que ele jamais chegou a Vênus, senão você já conheceria esta história.   

(fig. 2)

Referências:

WALKER, J. O Circo Voador da Física, 2a edição, LTC - Rio de Janeiro, 2008.

Um relato de um dos assistentes de Condit:


Nenhum comentário:

Postar um comentário