sábado, 17 de setembro de 2011

Objetos de Aprendizagem: Phet


     Como proposto no texto sobre as reuniões do PIBID, iremos apresentar alguns artigos que foram introduzidos nas reuniões. De agora em diante, todos os textos que foram sobre os artigos apresentados, terá o subtítulo “texto PIBID” para facilitar a compreensão do amigo leitor.

Começaremos com o artigo “Objetos de aprendizagem do ensino de física: usando simulações do PHET”, retirado da revista Física na Escola. Apresentado pelo acadêmico Paulo Roberto (que sou eu mesmo) no dia 17/08/11:

O que são objetos de aprendizagem (OA)?

A possibilidade de utilização de matérias didáticos digitais na educação é muito rica. Dito isso, pelo grande número de recursos disponíveis para utilização. Estes matérias didáticos são chamados de objetos de aprendizagem (OA). Os OA podem ser qualquer fonte digital que poderá ser utilizada na aprendizagem do aluno. Destacam entre eles: imagens, fotos, clips de vídeo, animações e páginas na web.

No artigo, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PHET) da universidade do colorado. As simulações interativas podem ser definidas como um filme de computação gráfica que utiliza modelos matemáticos para simular um dado evento, permitindo ao aluno interagir-se. Possibilitando à manipulação de variáveis que alteram o resultado final, permitindo a visualização de situações que dificilmente seriam acessíveis em aulas comuns. 

Sobre o PHET     

O PHET é um programa da universidade do colorado que pesquisa e desenvolve simulações na área de ensino de ciência (Física, química, matemática e biologia). Todas as simulações são disponíveis gratuitamente e são extremamente fáceis de manipular. Elas são escritas em Java e Flash e podem ser usadas com qualquer navegador da web.





Nenhum comentário:

Postar um comentário