terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como se faz imã natural?

   Segundo Walker (2008) um imã natural é um pedaço de minério de ferro (magnetita) capaz de reter a magnetização depois de ser imantado, por isso, dizemos que se trata de um tipo de imã permanente. 

   Na natureza, o magnetita pode ser imantado por meio de dois processos: ser aquecido e resfriado na presença do campo magnético da Terra. Este processo o magnetita é aquecido em uma erupção de lava e resfriado em seguida. Quando o magnetita está muito quente, perde suas propriedades magnéticas por que a energia térmica dos átomos é tão grande que supera a interação cooperativa dos elétrons.

  Quado o magnetita esfria a interação cooperativa se restabelece, a direção magnética dos elétrons  tende a acompanhar a direção do campo magnético da Terra no local em que se encontra o magnetita.

    O segundo processo, é quando o minério estiver próximo da corrente elétrica extremamente intensa associada à queda de um raio. uma corrente elétrica intensa produzida por um raio passa através da rocha ou muito perto dela. O campo magnético produzido por essa corrente alinha a direção de parte dos compostos de ferro da pedra e esse alinhamento é mantido é mantido pela pedra depois da queda do raio.


Referências:

WALKER, J. O circo voador da física. Trad.: Claudio Coutinho de Biasi. 02 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 338p.