quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A ilusão dos fogos de artifício


Quando um rojão é lançado verticalmente em uma noite escura, sem vento, os restos flamejantes da explosão deveriam se espalhar uniformemente no céu. Por que parecem se mover na direção do observador?


Resposta:
Essa ilusão ainda não foi perfeitamente explicada. Entretanto, podemos presumir que ela se baseia em experiências anteriores. Quando você observa qualquer objeto tridimensional, pode ver detalhes do lado mais próximo, nunca do lado mais distante. Assim, em uma noite escura, sem nenhuma referência de distância (como nuvens, por exemplo), todos os restos flamejantes da explosão são interpretados como pontos da superfície mais próxima de um objeto tridimensional invisível que está aumentando rapidamente de tamanho.


Referências:
WALKER, J. O Circo Voador da Física, 2a edição, LTC - Rio de Janeiro, 2008.


sábado, 24 de setembro de 2011

A cosmologia


            Cosmologia é a ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo. Na cosmologia existir algumas questões que tem intrigado as pessoas alguns exemplos: Do que é feito o universo? Ele teve inicio? Hoje temos informações detalhadas e precisas sobre o universo, informações como o universo está em expansão acelerada e que ele é formado por 5% de átomos, 25% de uma partícula elementar ainda não descoberta e 70% de um meio difuso com propriedades exóticas (pressão negativa), cuja origem não conhecemos ainda. Certamente essas conclusões apontam para a necessidade de novos modelos em física de partículas elementares e teoria de campos. Estamos vivendo uma fase fascinante e efervescente no estudo em cosmologia. Estudar cosmologia hoje está excelente, pois uma verdadeira revolução está em curso, da qual resultará um novo paradigma para as futuras gerações. 

Referência: 
   A cosmologiaRogério Rosenfeld, p.31; A física na escola vol. 6 n° 1 - maio/2005

Victor Peres acadêmico do IFNMG-campus Salinas. Dê uma olhadinha no meu blog: 




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quem vai boiar?


Pedrão e Jorginho foram à praia. Qual deles conseguiu boiar no mar com facilidade, e qual deles afundou?




 Resposta:

Jorginho tem em seu corpo uma grande proporção de gordura, cuja densidade é menor que a da água. Enquanto isso, Pedrão possui apenas pele e ossos, sendo que ossos são mais densos que a água. Portanto, a densidade média de Jorginho é menor que a do Pedrão, ele vai boiar com mais facilidade.


Referências:

R. P. de Carvalho; Física do dia-a-dia, 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula, pág. 50. Editora Gutenberg. 2a Ed. Belo Horizonte. 2006

sábado, 17 de setembro de 2011

Objetos de Aprendizagem: Phet


     Como proposto no texto sobre as reuniões do PIBID, iremos apresentar alguns artigos que foram introduzidos nas reuniões. De agora em diante, todos os textos que foram sobre os artigos apresentados, terá o subtítulo “texto PIBID” para facilitar a compreensão do amigo leitor.

Começaremos com o artigo “Objetos de aprendizagem do ensino de física: usando simulações do PHET”, retirado da revista Física na Escola. Apresentado pelo acadêmico Paulo Roberto (que sou eu mesmo) no dia 17/08/11:

O que são objetos de aprendizagem (OA)?

A possibilidade de utilização de matérias didáticos digitais na educação é muito rica. Dito isso, pelo grande número de recursos disponíveis para utilização. Estes matérias didáticos são chamados de objetos de aprendizagem (OA). Os OA podem ser qualquer fonte digital que poderá ser utilizada na aprendizagem do aluno. Destacam entre eles: imagens, fotos, clips de vídeo, animações e páginas na web.

No artigo, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PHET) da universidade do colorado. As simulações interativas podem ser definidas como um filme de computação gráfica que utiliza modelos matemáticos para simular um dado evento, permitindo ao aluno interagir-se. Possibilitando à manipulação de variáveis que alteram o resultado final, permitindo a visualização de situações que dificilmente seriam acessíveis em aulas comuns. 

Sobre o PHET     

O PHET é um programa da universidade do colorado que pesquisa e desenvolve simulações na área de ensino de ciência (Física, química, matemática e biologia). Todas as simulações são disponíveis gratuitamente e são extremamente fáceis de manipular. Elas são escritas em Java e Flash e podem ser usadas com qualquer navegador da web.





quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saltos em distância de motocicletas

(Fig. 1)

O dublê de cinema Evel Knievel (Fig. 1) realizou vários saltos impressionantes nos anos 1960 e 1970, nos quais subia uma rampa guiando uma motocicleta, saltava por cima de vários carros e caminhões e aterrissava em outra rampa. Ele costumava executar os saltos com sucesso, mas uma vez perdeu o controle da motocicleta durante a aterrissagem e ficou gravemente ferido. Em 1978, um jovem tentou um salto similar por cima das asas de um avião DC3 (Fig. 2), mas cometeu o erro fatal de manter a motocicleta acelerada durante o salto. Por que esse erro lhe causou a vida?

(Fig.2)

Resposta:

Quando a roda traseira deixa a primeira rampa, o atrito que retarda o seu movimento desaparecer de repente. Se a motocicleta ainda estiver acelerada, ela gira mais depressa do que quando estava em contato com a rampa. Como a motocicleta e o motociclista estão no ar, livres de qualquer torque externo, o momento angular do conjunto não pode variar. Assim, quando a roda traseira começa a girar mais rápido, a motocicleta e o motociclista têm que girar no sentido oposto para manter o momento angular inicial. A rotação leva a frente da motocicleta para cima, podendo chegar a 90°, o que torna quase impossível aterrissar na rampa de chegada. Desacelerar a motocicleta no instante da decolagem evitaria essa rotação perigosa. Frear é ainda melhor, porque inclina a frente da motocicleta para baixo, preparando-a para a aterrissagem.

Referências:

WALKER, J. O Circo Voador da Física, 2a edição, LTC - Rio de Janeiro, 2008.


sábado, 10 de setembro de 2011

Reuniões do PIBID


        Devido à greve dos servidores federais da educação, as reuniões do PIBID estão sendo realizadas no parque de exposições Adail Melo (Fig. 1). No último mês as reuniões prosseguiram de maneira bem contextualizada, onde os bolsistas (no total de oito) apresentaram artigos relacionados à FÍSICA e ao ensino de FÍSICA.

(Fig.1)

Temas bastante importantes, desde a origem do universo até a utilização de tirinhas de FÍSICA nas aulas do ensino médio. Serão apresentados, alguns destes trabalhos, nas próximas postagens. O objetivo destas apresentações não foi aprender fatos. Para isto pode-se aprender nos livros ou no grande oráculo (Google). As apresentações (Fig.2) tinham um caráter de como o tema poderia ser aplicado ao ensino médio. Possibilitando um treinamento que não pode ser aprendido nos livros.

(Fig.2)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Por que Síndrome de Einstein?


         O aprendizado de Albert ocorreu vagarosamente. Ele levou tanto tempo para aprender a falar, que seus pais chegaram a pensar que ele tinha algum problema mental. Hoje, a ciência classifica como portadoras da Síndrome de Einstein crianças que iniciam a fala tardiamente.

Um relato dessa época (porém, sem provas documentais) revela que Einstein, ao falar pela primeira vez, teria falado uma frase inteira: “a sopa está muito quente!”. Quando os pais, surpresos, lhe perguntaram por que não havia falado antes, ele teria respondido: “Não senti necessidade”. Não há, hoje, fontes que comprovem essa passagem. Assim, alguns especialistas acreditam que a cena seja mais um dos muitos folclores sobre a infância de Einstein.

Mas o que isso tem haver com o blog chamar Síndrome de Einstein? Na verdade, eu não sei! Talvez seja uma jogada de marketing, ou talvez o blogueiro já tivesse a tal doença (fig. 1)! Não se sabe, mas o blog com certeza servirá para aqueles que são loucos por Física.
                                                                                          

Fig.1.


Referências
   *VIEIRA, C.L.; Einstein: O reformulador do universo – coleção: Imortais da Ciência; editora: Odysseus. 2a Ed. 2009. São Paulo.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sobre o PIBID


      O programa institucional de bolsa a iniciação à docência (PIBID) é um projeto da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior-CAPES. O programa oferece bolsas de iniciação a docências aos alunos de cursos superiores que se dediquem ao estágio nas escolas públicas. A proposta é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior às escolas dos sistemas estaduais e municipais.
  
 Mais informações entrem no site do IFNMG- campus Salinas lá você encontra o edital do projeto institucional “Licenciatura em ação” e também dos subprojetos (biologia, FÍSICA, matemática e química):